JUIZ CAGÃO:

Juiz tira um foto no banheiro pra mostrar que também é genteClique e leia

1 de jun de 2012

Papo de Boteco – Mendes vs Lula

Nos últimos dias os meios de comunicação expuseram a mais nova novela envolvendo o ex-presidente Lula. Dessa vez a historia tem como enredo as declarações do Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, afirmando que o então presidente teria pressionado para o adiamento do processo do “mensalão”.
Vamos entender os acontecimentos:
a) No dia 26 de abril aconteceu uma reunião entre Gilmar Mendes e Lula, intermedia por ninguém menos que outra “figurinha carimbada”: O ex-ministro da justiça do ex-presidente, Nelson Jobim, que aliais estendeu seu escritório para que a conversa acontecesse;
b) Este encontro foi confirmado pela assessoria de impressa de Lula;
c) Segundo foi divulgado na revista Veja, Lula teria dito a Mendes que seria “inconveniente” jugar o caso antes das eleições de outubro;
d) O processo no “mensalão” está nas mãos do Ministro Joaquim Barbosa, que inexplicavelmente não o julga;

Segundo Gilmar Mendes, Lula ofereceu ajuda na CPI do Cachoeira, que em troca da postergação do julgamento de um dos maiores casos de corrupção da historia recente de nosso país, em troca de ajuda na CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira, fazendo referencia a sua relação do Ministro com o Senador Demóstenes Torres, peça central da CPI.

Após o episodio, o atual presidente do STF Carlos Ayres Brito pediu explicações púbicas do ex-presidente da Republica. Outra figura ilustre que se pronunciou sobre o caso foi o Ministro Celso de Melo, dizendo que a tentativa de intervir no julgamento é “inaceitável e indecorosa”. Nelson Jobim por sua vez, tenta de todas as formas derrubar as declarações do Ministro.

Como se vê, o ex-presidente ainda age nos bastidores. Nitidamente tem influencia com muita gente, e articula-se para defender muitos interesses. Esse embate expõe o que talvez não se noticie tão claramente: as interferências nas notórias decisões politicas do STF. Gilmar Mendes não iria expor seu nome em um escândalo sem fundamento.

Mais uma história pendente de ser esclarecida, e esta coloca o de muita gente poderosa “reta”. Vamos ver até onde vamos ser enganados.

Até...

Espalhe

Receba por e-mail

Organizações N.E.D.: Não Entendo Direito - Entendo Direito - Desenvolvido por Templateism