JUIZ CAGÃO:

Juiz tira um foto no banheiro pra mostrar que também é genteClique e leia

4 de nov de 2012

Diário de um Postulante – Fim da OAB?

fim_exame_oabBom dia ... indo na contramão da minha preguiça costumaz, essa semana estudei. Não exatamente como manda o figurino, mas, estudei!

Deixando um pouco de lado a minha “dedicação” aos estudos, hoje quero tratar de um assunto polêmico: O fim do exame da ordem. Essa semana o fim da exigência de aprovação no exame para o exercício da advocacia foi discutido pelos Deputados Federais. Nessa comissão para discussão da queda do exame da ordem houve muito mimimi e divergências.

Afora as manifestações dos senhores do congresso, o que despertou mais a minha atenção foi a repercussão desse assunto nas redes sociais. Não existe uma unicidade entre os bacharéis de direito, uns acham importante o exame da ordem, outros acham que não e outros só querem saber qual o melhor ângulo para tirar foto e postar no instagram.

Mesmo já tendo reprovado no exame da ordem, sou MUITO a favor da sua existência. É claro que o fato de ser a favor da existência do exame da ordem, não significa que eu concorde com o conteúdo exigido, o formato da prova e a correção.

Bom, lendo alguns artigos, cheguei até o site da OBB – Ordem dos Bacharéis do Brasil. Li os manifestos e posicionamentos dessa entidade que diz representar os acadêmicos e bacharéis em direito. Nesse site encontrei a carta aberta enviada ao seu doutô Ophir repudiando a existência do exame da ordem.

Gente ao ler essa carta aberta juro que senti vontade de ser acadêmica do curso de artes, geografia, enfim de qualquer outra coisa que não Direito, desculpe, mas eu senti vergonha! Na bendita carta a argumentação para o fim do exame da ordem era algo assim: “Não pode ter exame. Os coitadinhos dos bacharéis gastam o dinheiro do leitinho das crianças pra se inscrever na prova, reprovam e ainda são abandonados por suas mulheres que os enxergam como fracassados, sem contar os bacharéis desiludidos que se afundam na depressão, nas drogas e não voltam, sem contar também um sem número de postulantes que já se suicidaram”. Se não acreditam que a argumentação é essa, procurem na net.

Quer atacar a prova, a OAB e o tal? Ótimo! Estamos num país livre, mas não use essa liberdade pra falar qualquer porcaria e achar que é protesto. Tanta coisa pra argumentar, tanta coisa pra questionar e os “caras” me dão uma dessa? Vem falar em leitinho das crianças? Ah não né!?!

Aponte falhas e incoerências quanto ao conteúdo exigido. Mostre que o formato da prova é equivocado e que a correção é ridícula. Alegue que essa forma de correção só nos faz crer que existe uma “quota determinada” de aprovados por exame. Fale da mercantilização do ensino, mas não, NUNCA JAMAIS fale que tem que acabar o exame porque o reprovado acaba sem mulher porque ela o vê como fracassado.

Esse tipo de manifesto serve para esse tipo de gente:

“Quero lenbrar, ao povo brasileiro, e aos maus avizados, que o EXAME de ORDEM , foi instituido apartir de 1996.Ou seja à maioria que compõe à OAB, são analfábetos, que hoje querem ser ADVOGADOS a qualquer custo, e prejudicar os colegas, BACHAREIS EM DIREITO, em nome da ganância e da amnésia.” (comentário deixado em um site que discutia o assunto).

Não acho que o exame selecione os melhores, ao contrário, já vi muita gente inteligente ficar no meio do caminho e muito caroço se vangloriar por ter passado, mas o exame da ordem é a primeira peneira. Ao longo da vida profissional muitas outras peneiras virão, mas, essa primeira tem que existir. Claro que isso aqui é só a minha opinião e não verdade absoluta.

Ah! se voce, estudante /bacharel acha que argumentar contra o exame da ordem dessa forma colocada na carta aberta ao Presidente da OAB esta certo, por favor , repasse esse texto para 10 pessoas e um milagre vai acontecer na sua vida – não quebre a corrente – repasse também foto de criancinha com câncer que o Google vai dar 0,05 de real para a criancinha (Se voce que acha certa a carta ainda não entendeu, eu estou usando de sarcasmo pra dizer que considero-te um néscio)

Beijos

Assinatura Mari

Espalhe

Receba por e-mail

Organizações N.E.D.: Não Entendo Direito - Entendo Direito - Desenvolvido por Templateism