JUIZ CAGÃO:

Juiz tira um foto no banheiro pra mostrar que também é genteClique e leia

18 de jan de 2013

Reclamatório - Que ramo seguir?

eagoraOlá pessoas lindas e garbosas da nação fundística, hoje trataremos de um dos assuntos mais complexos na vida de um advogado recém formado:

Que ramo do direito seguir após ser aprovado na OAB? Vale a pena se especializar em uma área e restringir o seu campo de atuação?

Já disse algumas vezes que discordo totalmente dos advogados pizzaria e churrascaria, que existem por ai, acho que todo muno deveria se especializar em alguma coisa, e tal especialização deve se basear em algo que seja palpável, que esteja presente no seu dia a dia.

Hoje em dia muita gente (quase todo mundo)escolhe os ramos do direito a serem trilhados de acordo com os rendimentos que eles proporcionam, sem ao menos pensar nas variáveis. E é aí que os erros começam a surgir, eu conheço um cara que fez o TCC em Civil, prestou a prova da OAB em Penal e agora está procurando emprego só em escritório Tributário, porque disseram pra ele que esta é uma das áreas mais lucrativas atualmente.

Alguma dúvida que vai dar merda?

Se vai escolher alguma área, busque alguma coisa que você tenha familiaridade, por exemplo, se você é um ativista do greenpeace que adora abraçar árvores e que come só alface, vá para o ramo ambiental, se você é daqueles que adora uma fofoca e o seu site preferido é o EGO, corra para a parte de Direito de Família, se você é corintiano, definitivamente deve escolher a parte criminal.

Tenha em mente que esta será a sua profissão pelo resto da sua vida, e trabalhar por si só já é uma merda, então pra amenizar tente escolher algo que te faça bem. Não adianta nada escolher o direito tributário se você não gosta de números, apesar de não trabalhar única e exclusivamente com números, não serão raras as vezes que você vai ter que verificar prescrição, calcular, decadência e isso é o mínimo, mas tem contas pra fazer sim.

Escolhas nunca são simples, e por isso mesmo é muito importante que antes de se decidir, você procure ouvir profissionais das mais diversas áreas, mas por favor, procure advogados respeitados, pois se você for perguntar praquele advogado que faz divórcio, aposentadoria, habeas corpus e ainda vende jequiti, eu tenho certeza que ele vai te dizer que advogar hoje em dia não dá dinheiro, que é melhor estudar para algum concurso e tal, pois o seu nível de mediocridade é tamanho que ele tenta tirar todo mundo da advocacia pra não correr o risco de perder um cliente pra vossa pessoa.

Todos dizem que a faculdade de direito é pra quem gosta de ler, então faça valer esse ditado e leia bastante sobre o assunto antes de se decidir, pois esta será a sua vida e quem sabe daqui alguns anos, algum advogado em inicio de carreira te procure, por ser um advogado respeitado para buscar informações sobre que caminho escolher.

bêjo

AssinaturaLivan

Espalhe

Receba por e-mail

Organizações N.E.D.: Não Entendo Direito - Entendo Direito - Desenvolvido por Templateism