JUIZ CAGÃO:

Juiz tira um foto no banheiro pra mostrar que também é genteClique e leia

11 de abr de 2013

Diário de um estudante – Eu odeio trabalho em grupo

Trabalho em EquipeBom dia gente!

Esse semestre, em uma das disciplinas que menos gosto no momento, teremos que fazer seminários. Cada equipe ficou encarregada de um tema, de modo que desconfio (apenas desconfio, posso estar errada) que as aulas dessa matéria serão dadas por nós alunos, em forma de seminário (o fim da picada – carinha de triste). Por que estou contando isso? Para desabafar sobre umas das coisas que eu mais odeio e sempre odiei fazer, tanto na escola como na faculdade: trabalhos!

Em algum momento em sua careira estudantil, você já se deparou com aquele momento em sala em que o professor pergunta para a turma se preferem “prova ou trabalho”. Se você for como eu, tem vontade de socar o primeiro fulaninho que grita "trabalho" e sente um mini pavor quando percebe que a maioria da turma está se manifestando a favor do trabalho e não da prova, e o trabalho acaba levando a melhor!

Primeiro, fazer trabalho significa ter que lidar com pessoas muitas vezes preguiçosas, e isso se traduz em ter que ficar "correndo atrás" da equipe para fazer o pessoal se mexer, ter que ficar dividindo partes, enfim... é um stress só. Trabalhos em grupo não funcionam. Das duas uma: ou você acaba puxando toda a responsabilidade para si, e faz tudo praticamente sozinho, ou outro alguém faz isso, o que pode ser tão ruim quanto fazer sozinho ou pior, pois essa pessoa cisma em não aceitar opinião de mais ninguém e fazer tudo do jeito dela. Sua opinião não conta em nada, pois a pessoa acha que ela fará tudo melhor. E ai nesses casos você é vencido pelo cansaço, e deixa a pessoa fazer do jeito que ela quer mesmo, pois a sua opinião não é levada em conta né, e no final acaba recebendo um e-mail com o trabalho "pronto" só com as suas falas destacadas, olha como ela facilitou a sua vida! Mentira, isso é só pra esfregar na sua cara que você não fez nada, e a pessoa fez tudo sozinha! Enfim, nada em grupo pra mim funciona. Estudar em grupo então? Não! Se sento com as minhas amigas é logo pra começar a dar risada, falar do boy da vez ou falar mal daquelas piriguetes do quinto-sexto-setimo-oitavo-nono semestre, e não para estudar! Melhor estudar sozinha.
Fora todo o stress que é lidar com grupos, fazendo trabalhos não se aprende muita coisa. Por que raios fazer trabalho é melhor que uma prova? Normalmente o pessoal lê slides na frente da classe, e fora alguns que conseguem explicar muito bem e tem o dom da palavra, a maioria não consegue, e ficamos boiando no assunto! E, no mais das vezes, as técnicas de pesquisas hoje em dia se resumem à internet, o que implica no que? Isso aí, ctrl c + ctrl v!

É claro que há exceções. Já tive que fazer trabalhos que de fato aprendi bastante coisa. De tanto pesquisar para o tema, acabamos aprendendo e dominando. Mas isso aconteceu, na maioria das vezes, quando tive que fazer de forma individual, e não em equipe. Na grande maioria dos casos o que realmente acontece é o contrário!

Por isso que sou absolutamente a favor de provas. Prefiro ter cinco provas em uma mesma semana do que dois trabalhos na mesma semana para fazer.

Boa sorte pra mim nos seminários! Tomara que eu esteja errada, e que consigam substituir as aulas do professor até o final do semestre de forma satisfatória, caso contrário, simplesmente será uma matéria perdida.

Beijos!

assinaturarafa

Espalhe

Receba por e-mail

Organizações N.E.D.: Não Entendo Direito - Entendo Direito - Desenvolvido por Templateism