JUIZ CAGÃO:

Juiz tira um foto no banheiro pra mostrar que também é genteClique e leia

10 de mai de 2013

Reclamatório - Dedicação pra que?

mestradoTodo mundo já ouviu pelo menos uma vez na vida a seguinte frase: “estude, pois só assim você vai ser alguém na vida”, posso dizer que a frase é legal, motiva e até que tem um fundo de razão, principalmente se vossa pessoa já viu em algum jornal por ai um empresário qualquer falando que atualmente está faltando mão de obra qualificada no mercado de trabalho.

Porém, o buraco é bem mais embaixo, é bem verdade que atualmente sem estudo e qualificação você não é nada, mas é uma baita de uma mentira essa história de que o mercado de trabalho está escasso de bons profissionais, o que falta na verdade não são bons profissionais, o que falta é trabalhador que seja qualificado e possua muita experiência e que aceite ganhar pouco.

Tem muito diretor de multinacional, dono de escritório de advocacia e tantos outros empresários que usam esse discurso de que tá difícil achar bons funcionários, mas experimente perguntar para os caras que assinam o cheque no final do mês o que seria um funcionário ideal.

A resposta pode variar um pouco, mas não fugirá muito do seguinte: tem que ser responsável, dedicado, não pode faltar, deve possuir experiência, ter curso superior, falar pelo menos um idioma, e se tiver especializações serão um diferencial.

Até aí tá tudo bem, tá tranquilo porque esse é um direito do cara que tá te contratando, ele tem o poder de escolher as pessoas com quem quer trabalhar, mas aí, depois de tudo isso o cara fala assim: e que aceite trabalhar por R$ 2.000,00 por mês.

Neste momento você pensa, poxa vida, (ia escrever PORRA, mas tô diminuindo os palavrões) eu me dediquei por anos, fiquei por muito tempo com a bunda presa numa cadeira estudando inglês, fazendo pós graduação, mestrado, pra ter que ouvir que o cara só vai me pagar dois conto por mês?

E aí pesa os prós e os contras, diz não, muito obrigado e reza para que outra oportunidade melhor apareça na sua vida, enquanto isso o empregador vai olhar para você com uma cara de incredulidade e muita condenação, e a sua recusa soará como uma ofensa, afinal o mercado tá cheio de gente procurando emprego, como você ousa recusar a minha proposta?

Tem muita gente hoje desistindo de fazer mestrado, doutorado ou pós graduação por conta do retorno financeiro ser praticamente nulo em muitos casos, e por muitas vezes muito estudo, muito conhecimento acaba até por prejudicar o profissional na busca de uma vaga de emprego, tem gente escondendo mestrado e doutorado em currículo e entrevista de emprego por medo de ser descartado de cara por possuir um currículo muito bom para determinada vaga.

Afinal, os empregadores tem medo de contratar um cara que possua um currículo de 4 páginas com um salário muito baixo, pois apesar de ser uma boa ideia ter um cara competente trabalhando por pouco, sempre vai rolar aquela insegurança de que o cara pode sair a qualquer momento, basta receber uma proposta melhor.

E aí, se o cara sai, pra buscar o melhor para o seu futuro, sabe o que o dono do escritório diz: esse cara aí é um irresponsável, não para em emprego nenhum.

AssinaturaLivan

Espalhe

Receba por e-mail

Organizações N.E.D.: Não Entendo Direito - Entendo Direito - Desenvolvido por Templateism