JUIZ CAGÃO:

Juiz tira um foto no banheiro pra mostrar que também é genteClique e leia

19 de jun de 2013

Isenção em Concursos Públicos

Em tempos que todo mundo fala mal do Governo eu vou citar um dos benefícios do povo brasileiro. O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (conhecido simplesmente como Cadastro Único) é um instrumento criado pelo Governo Federal com o fim de identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, ou seja, aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, este Cadastro é utilizado para a seleção de beneficiários de programas sociais como por exemplo o Bolsa Família. O Cadastro é realizado em um sistema informatizado que consolida os dados.

Não, não estou falando disso por conta de todas as "Bolsas" que nosso Governo oferece, que a propósito também não vou veronicamanifestar minha opinião à respeito delas. É só uma dica pra você, concurseiro, que chora ao ver aqueles boletos intermináveis de R$1250,00, R$150,00 das inscrições dos concursos.

Alguns editais prevêem a isenção da inscrição para o caboclo de baixa renda E QUE ESTIVER INSCRITO NO CADASTRO ÚNICO.

DESESPERO: - Mas, Verônica! Como eu faço essa inscrição?

Em regra o cadastro é feito pelo setor responsável pelo Programa Bolsa Família do seu Município. Se você não souber onde é procure os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que eles poderão te informar (geralmente é lá mesmo que faz). Não sabe também onde é? Liga na Prefeitura, cara pálida.

No entanto alguns municípios (como Rio Claro) fazem o cadastramento diário e outros obedecem uma agenda que pode ser vinculada às necessidades e possibilidades administrativas (é o tal do princípio da supremacia do interesse público). Para saber como funciona no seu município só perguntando mesmo.

Através do site http://www.mds.gov.br/sistemagestaobolsafamilia/ é possível saber também quem é o gestor do Bolsa Família na sua cidade (e lá você tem acesso à todos os dados como telefone, endereço, fax, email, etc.). É só passar o mouse na parte superior esquerda em Estados e Municípios, seguir para Municípios, clicar em Informações dos Municípios, digitar no local correspondente a sua cidade, selecionar o estado correspondente e clicar em Pesquisar.

Agora que você já sabe onde ir, o que deve levar? Se você é o responsável familiar, leve CPF ou título de eleitor, se é qualquer outro membro da família pode levar qualquer documento de identificação: RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, de casamento, carteira de trabalho, carteira da OAB... hahaha! Lembrando que você deve identificar toda a família, então deverá levar o documento de identidade de todos que moram na residência (inclusive o CPF ou título de eleitor do responsável familiar) e que é necessário apenas UM cadastro por família.

É isso ai, camarada. Boa sorte com as suas isenções. Adianto que em regra os concursos federais admitem a isenção. Para os outros é necessário ler o edital. Ah, claro. Outra coisa importante é que quando você for solicitar sua isenção será pedido seu número de NIS. Esse número é exatamente o mesmo do Cartão Cidadão.

E pra quem acha que não funciona eu mesma já fui isenta de váááários concursos, inclusive da OAB!

AssinaturaVeronica

Espalhe

Receba por e-mail

Organizações N.E.D.: Não Entendo Direito - Entendo Direito - Desenvolvido por Templateism