JUIZ CAGÃO:

Juiz tira um foto no banheiro pra mostrar que também é genteClique e leia

3 de abr de 2014

O BOM ADVOGADO DEVE CONFERIR A FONTE DAS INFORMAÇÕES

No dia primeiro de abril o NED compartilhou algumas notícias fakes, no bom estilo “mentirinha, é dia primeiro de abril”. Uma delas falava das ações de cobrança contra a Caixa Econômica Federal em relação ao FGTS.

Assim que foi para o “ar” a matéria, vi várias pessoas compartilhando com muita alegria a falsa notícia de que a Caixa havia perdido o recurso. Pude ver uma gama de advogados compartilhando a notícia como se verdade fosse, sem nem ao menos verificar a fonte, procurar o julgado no STF, etc...

Um dos advogados compartilhou a “importantíssima” notícia num grupo voltado para advogados, uns acreditaram, e outros trataram de esculhambar quem fez uma brincadeira “tão absurda, porque dentro do Direito não é permitido esse tipo de coisa”.

download

Li isso meio espantada, não me disseram que para ser advogada eu deveria perder o bom humor. Será que eu corro o risco de ser suspensa dos quadros da OAB por rir de uma brincadeira no dia da MENTIRA, que basta uma SIMPLES pesquisa nos sites institucionais da justiça para saber que é FALSA?

As pessoas que não são do mundo jurídico até tem um “salvo conduto” para replicar mentiras na internet, é impossível colocar na cabeça das pessoas que o tal auxílio reclusão não é um benefício onde o preso recebe R$ 948,00 por filho, ou ainda que é balela que votar nulo obriga a ter nova eleição. Esse público nunca vai atrás da fonte, para eles tudo que parece verdade é e pronto e acabou... agora para os advogados não pode ser assim.

Eu entrei no escritório sem saber muita coisa (não sabia nem o que era guia de custas). Não estagiei porque priorizei ter dinheiro para pagar as contas, mas a primeira coisa que aprendi foi confirmar a validade das informações antes de falar sobre, fazer algo, ou colocar na petição como jurisprudência.

Sites de notícias não são confiáveis, muito menos sites de humor. Eles não são fontes para o Direito, portanto, não adianta chorar, criticar uma brincadeira de 1° de abril, e ficar com esse mau humor todo. Aprenda a verificar a fonte, antes de perder tempo dissertando sobre o assunto.

Agora, você amigo advogado que acha que só porque tem uma carteira da OAB não pode brincar, rir de alguma bobeira e levar a vida de maneira mais leve, tome cuidado! Prevejo úlcera e problemas cardíacos. Sem contar que, quando morrer, não terá amigos para carregar o seu caixão, apenas ficarão os “urubus” que vão disputar para fazer o seu inventário. Gente chata não tem amigo, tem só puxa saco!

assinaturamari

Ps.1: Você pode não ter gostado, mas foi uma pegadinha de 1 de Abril bacana... até agora advogados, professores, e grandes sites estão replicando como se verdade fosse.

Ps. Esse será meu último mês como colunista do Diário de Doutora, em breve me despedirei com devo, por ora fica só essa crítica mal escrita mesmo =) bjos

Espalhe

Receba por e-mail

Organizações N.E.D.: Não Entendo Direito - Entendo Direito - Desenvolvido por Templateism