JUIZ CAGÃO:

Juiz tira um foto no banheiro pra mostrar que também é genteClique e leia

16 de dez de 2014

CONFIRA OS NOMES MAIS ESTRANHOS DAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL EM 2014

A Operação Lava Jato, principal ação da Polícia Federal em 2014 ,recebeu este nome inspirado no posto de gasolina em Brasília (DF) onde as investigações começaram.

Dentro do posto funcionavam uma lavanderia e uma casa de câmbio, que, segundo os policiais, era usada para lavar dinheiro. Foi a presença da lavanderia que deu o estalo para que os policiais batizassem a ação.

Deflagrada em março, a Lava Jato tem desdobramentos até hoje. Nesta quinta-feira, o Ministério Público Federal denunciou à Justiça executivos de seis empreiteiras envolvidas no esquema.

Assim como neste caso, a maioria dos nomes das operações da PF tem inspiração em algum detalhe da investigação.

A partir daí, os policiais recorrem a fatos históricos, mitos gregos, palavras em latim e até nomes de filmes para batizar suas operações.

Só neste ano, a PF já deflagrou operações como Caverna de Platão, Lewinsky, Terra Prometida e Ressurreição dos Mortos.

Veja os nomes mais inspirados de operações deflagradas pela Polícia Federal em 2014, e suas respectivas explicações.

abertura-cavalo-de-fogo

Operação Alter Ego

Deflagrada em agosto deste ano, a Operação Alter Ego desarticulou quadrilhas especializadas em fraudar dados da Receita Federal, em especial o CPF.

A operação ocorreu em cinco estados: Pernambuco, Pará, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. As quadrilhas investigadas estavam envolvidas na emissão de centenas de CPFs falsos, que depois eram usados em golpes na internet, criação de empresas e fraudes contra credores.

O nome da operação tem origem nos documentos falsos emitidos pelos criminosos. Alter ego é um conceito que foi criado pelo psicanalista Sigmund Freud.

Operação Caverna de Platão

A ação desmantelou duas quadrilhas que praticavam fraudes contra o INSS e o Sistema Financeiro Nacional. O crime acontecia principalmente em Goiás e foi revelado em setembro deste ano. Onze pessoas foram presas.

Os criminosos desviavam dinheiro da Previdência por meio de beneficiários fictícios. Foi daí que veio a inspiração para o nome da operação. A Caverna de Platão é uma alegoria usada pelo filósofo grego para contrapor a realidade que vemos e a verdade essencial das coisas.

No mito, os homens estão presos dentro de uma caverna, e podem ver apenas sombras do que se passa no mundo lá fora. Porém, acreditam que aquelas sombras são a realidade.

A PF explica que, assim como as sombras na alegoria de Platão, os beneficiários fictícios criados pelos criminosos não eram reais, mas, sim, uma visão distorcida da realidade.

Operação Dr. Lao

Se a filosofia grega é fonte de inspiração para a Polícia Federal, o cinema americano também é. A Operação Dr. Lao, deflagrada em abril deste ano, faz alusão ao filme “As Sete Faces de Dr. Lao”.

A ação da PF combateu uma organização formada por funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Mato Grosso. Os criminosos desviavam recursos por meio dos cartões de pagamento do governo.

A polícia descobriu que sete desses servidores compartilhavam os mesmos prestadores de serviço, mesmo estando lotados em cidades diferentes.

No filme da década de 1960, Dr. Lao é um chinês mestre dos disfarces que interpreta sete personagens diferentes.

Operação Ressurreição dos Mortos

Mais uma ação da polícia que combateu esquema de fraude contra a Previdência Social. Desta vez o caso foi no Piauí e gerou prejuízo de mais de 1 milhão de reais.

Segundo a PF, a quadrilha forjava casamentos e óbitos a fim de gerar benefícios de pensão por morte.

Outro modo de agir era “ressuscitar” uma pessoa que realmente existiu, criando vínculos falsos para depois simular uma nova morte. Daí surgiu o nome da operação.

Operação Sustenido

Deflagrada em maio, a operação combateu esquema de lavagem de dinheiro em Foz do Iguaçu (PR) e no Paraguai.

Segundo a Polícia Federal, dezenas de pessoas físicas emprestaram seus nomes para a abertura de empresas fictícias usadas para lavagem de dinheiro. Essas empresas funcionavam como intermediárias entre criminosos do Brasil e do Paraguai.

Foi desse papel intermediário que surgiu a ideia para o nome da operação. Na teoria musical, o sustenido é uma nota intermediária, que fica entre duas notas “cheias”. A PF explica que, assim como o sustenido, a organização criminosa representava um grupo intermediário, mais precisamente um elo entre o Brasil e o Paraguai.

Operação Cavalo de Fogo

Após dois anos de investigação, a ação da PF prendeu 156 pessoas envolvidas com o tráfico internacional de drogas. A operação foi deflagrada em abril, no Paraná.

Ao todo, os policiais apreenderam 37 mil kg de maconha e 1.300 kg de cocaína, além de 3 fuzis, 12 pistolas e 56 veículos.

A droga vinha do Paraguai e entrava no Brasil em barcos pelo lago de Itaipu. O nome da operação é uma alusão a um carro carregado com arma de fogo. Portanto, nada a ver com desenho animado de Hanna-Barbera.

Fonte: Exame

Espalhe

Receba por e-mail

Organizações N.E.D.: Não Entendo Direito - Entendo Direito - Desenvolvido por Templateism