JUIZ CAGÃO:

Juiz tira um foto no banheiro pra mostrar que também é genteClique e leia

8 de abr de 2015

DIÁRIO DE UM CONCURSEIRO – DEFICIÊNCIAS E ANTIDEFICIÊNCIAS DO CONCURSEIRO

Buenas concurseiros!

E aí meus caros, como estamos?

Hoje tenho um assunto sério para compartilhar. Escrevi o post de hoje inspirada e tendo por base o livro “Deficiências e Propensões do Ser humano” do autor Carlos Bernardo González Pecotche, adaptando, claro, à nossa realidade de concurseiros. Convido você leitor para ler atenciosamente as minhas palavras e refletir (hoje estou séria!), porque talvez você resista a admitir que possua certas deficiências, mas qual o primeiro passo para mudar? Reconhecer o erro. Você está tendo a chance de refletir sobre aspectos que talvez, até então, não tinha percebido. Aproveite a leitura, e caso se identifique, tome uma atitude, e se predisponha a mudar. A mudança começa por você, e a sua vitória só depende de você! Então cuide de sua mente, e boa sorte! Vamos às deficiências/antideficiências:

1. Deficiência: Falta de vontade - Antideficiência: Decisão

Pense no seu dia e em todas as suas atividades. Quais delas você faz por obrigação (necessidade)? Quais delas você faz por decisão (estímulo)?

Sim, eu sei o que está pensando. Mas não se culpe. Nós somos criados desde nossa infância a “nadar a favor da maré”. Não somos provocados a usar nossa mente e pensar por nós mesmos. Somos educados a obedecer cegamente e seguir as regras. Qual o limite das regras? Até onde elas podem ser benéficas para a formação da nossa personalidade, e quando passam a ser maléficas?

As pessoas mais incríveis e admiráveis que eu conheço nadaram contra a maré...

Queira. Decida. Lute. Ninguém vai fazer isso por você.

2. Deficiência: Obstinação - Antideficiência: Transigência

Como é possível aprender se você não ouvir nem ver além do que você admite? A obstinação trava a atividade do pensar. Ela se manifestará sempre que alguém contrariar um pensamento/opinião. Não diz respeito à personalidade ou autenticidade, mas sim à teimosia.

A transigência torna pacífica a capacidade de abrir a mente ao conhecimento e buscar a sabedoria e a inteligência.

3. Deficiência: Indolência - Antideficiência: Autodeterminação

De 0 a 100%, reflita: qual a porcentagem de domínio que você possui sobre a sua mente? Quantas vezes você está na aula ou lendo um texto e de repente se “pega viajando”? Trabalhar a mente é essencial. O aproveitamento dos seus estudos depende muito mais do controle que você tem sobre a sua mente do que propriamente pelo tempo que você passa estudando. Por isso conhecemos pessoas que trabalham, têm suas famílias para cuidar, e outros tantos compromissos, e passam nos concursos públicos – enquanto o cara que SÓ “estuda o dia inteiro”, demora mais para conquistar a vaga. Reeduque-se!

Foto

4. Deficiência: Desobediência/Indisciplina - Antideficiência: Obediência/Disciplina

Você decidiu sair da ociosidade, do conformismo que te acometia, e passar no concurso público. Ótimo. Como um bom concurseiro que é, vai elaborar um cronograma de estudos. Mas não vai cumprir... Porque não consegue obedecer nem um compromisso que se impôs. Deixou a desobediência “tomar conta”.

Disciplina é requisito indispensável para atingir objetivos! Treine-se.

5. Deficiência: Falta de memória - Antideficiência: Memória consciente

A falta de memória é ligada à distração e à desatenção. Mas o que quero ressaltar aqui é a importância de memorizar através do exercício de pensar (interpretar, compreender, refletir) e não pelo processo de repetição, como a maioria dos estudantes detém o conteúdo. Recordar é valioso, e só é alcançável se não for conquistado maquinalmente. Conecte-se com a sua vida. Seu cérebro está aí amigo (a), use-o.

6. Deficiência: Credulidade - Antideficiência: Saber

Se você é o tipo de pessoa que já salvou a vida de sua mãe milhares de vezes desvirando o chinelo, ou que não lava os cabelos quando está “de chico” porque o sangue vai “subir para a cabeça” e morrer, ou que não entra na piscina depois de comer, ou que não come bolo quente porque dá dor de barriga, ou qualquer dessas crenças... Pare.

Desvincule-se de qualquer crença cega, sem estudo e reflexão, e, por favor, aprenda a pensar. Feche os ouvidos a quem tenta colocar ideias sobre as “politicarias” de um concurso público, ou sobre as impossibilidades passar.

O conhecimento propõe esse desligamento: quanto mais se estuda mais difícil será acreditar em falsas crenças.

7. Deficiência: Inconstância - Antideficiência: Perseverança

“A inconstância se desenvolve nas mentes desorganizadas e acusa falta de responsabilidade.”. (p. 142)

Começar, parar pela metade, mudar de ideia, começar outra atividade, desistir quase no final... É aquela pessoa que está sempre insatisfeita e raramente finaliza e conquista uma meta.

Perseverança é TUDO pra conquistar aquela vaga! Fique firme no caminho que trilhou para conquistar seu sonho.

Bons estudos guerreiros.

Hasta luego!

Assinatura Maelem

Obs.: Caso você tenha se interessado pelo assunto, queira saber mais, ou estiver com alguma dúvida, fique à vontade para mandar email: nedmaelem@gmail.com

Espalhe

Receba por e-mail

Organizações N.E.D.: Não Entendo Direito - Entendo Direito - Desenvolvido por Templateism