JUIZ CAGÃO:

Juiz tira um foto no banheiro pra mostrar que também é genteClique e leia

24 de abr de 2015

DOUTOR E O MEU PROCESSO? SKYPE E WHATSAPP INVADEM O MUNDO DOS ADVOGADOS

Ferramentas como WhatsApp e Skype passaram a fazer parte do dia a dia dos advogados. Muitos profissionais da área já incorporaram esses recursos à sua rotina de trabalho.

Um exemplo disso é a advogada Luiza Balthazar. Ela tem 23 anos e prefere usar o Skype para entrar em contato com seus clientes. "É mais rápido do que e-mail", disse ela em entrevista a EXAME.com.

Além do Skype, Luiza usa o WhatsApp para receber avisos e discutir pequenas questões relacionadas ao trabalho com os outros advogados do escritório Pinhão e Koiffman Advogados.

1

Eles até criaram um grupo por meio do app, no qual não há espaço para fotos ou piadas. "É um espaço informal, mas voltado para trabalho. Nele, nada de print do Chapolin", explica Luiza.

Transição

O fato do escritório ser especializado em tecnologia faz com que Luiza e seus colegas se mantenham informados sobre os últimos temas da área. Para ela, o direito está passando por uma transição para o mundo digital.

Em seu escritório, há softwares que leem publicações e informam os advogados sobre prazos. Segundo Luiza, o uso de e-mail como prova em processos hoje é comum.

"Já houve um caso envolvendo fotos comprometedoras em que pedimos a quebra de sigilo de um grupo no WhatsApp", afirma ela.

Porém, a falta de confiança ainda faz com que alguns advogados tenham o pé atrás com a tecnologia. Luiza explica que muitos ainda têm receio de armazenar documentos na nuvem, por exemplo.

Para ela, a mudança dessa atitude depende do aumento da segurança nos serviços que armazenam dados. "Quando isso começar a mudar, nós também vamos começar a mudar aqui", afirma ela.

Fonte: Exame

Espalhe

Receba por e-mail

Organizações N.E.D.: Não Entendo Direito - Entendo Direito - Desenvolvido por Templateism