JUIZ CAGÃO:

Juiz tira um foto no banheiro pra mostrar que também é genteClique e leia

11 de ago de 2015

DIA DO ADVOGADO – COMO SURGIU O DIA DA PENDURA

No dia 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais e devido à criação desses cursos, o dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado.

Por consequência também se comemora o “Dia do Pendura”, uma tradição que começou no início do século XX.

Nesta época, os comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. Essa era uma forma de atrair mais fregueses, pois, naquela época, os estudantes eram quase todos de famílias ricas.

Mas com o passar do tempo o número de alunos foi crescendo e os restaurantes não queriam mais aceitar que eles comessem e não pagassem, então, por conta dessa negativa em oferecer comida grátis, ainda na década de 30 os estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco oficializaram o Dia do Pendura (ou pindura).

pendurar

Assim, neste dia os estudantes faziam suas refeições, assim como nos demais dias, mas na hora de pagar a conta pediam para que os donos dos restaurantes “pendurassem as contas”. (pendurar é deixar para pagar depois)

Atualmente, alguns restaurantes preferem fechar suas portas neste dia, principalmente do Largo São Francisco. Já outros restaurantes preferem entrar no clima e conquistar novos clientes.

Em algumas faculdades os diretórios acadêmicos de Direito costumam organizar a comemoração com antecedência, negociando com os estabelecimentos onde se dará a pendura, negociando apenas descontos.

A comemoração é mantida até os dias atuais e consiste em comer, beber e não pagar, mas é importante lembrar que segundo o Código Penal, artigo 176, comer em restaurantes sem possuir o dinheiro para pagar é crime. Entretanto, na maioria dos casos que chegam à justiça, os estudantes são absolvidos.

Fonte: Migalhas

Espalhe

Receba por e-mail

Organizações N.E.D.: Não Entendo Direito - Entendo Direito - Desenvolvido por Templateism